30 anos de Lume Teatro


30 anos do LUME TEATRO

Em maio, Teatro na Mario é dedicado aos 30 anos do Lume Teatro

Criado em 11 de março de 1985 pelo pesquisador Luís Otávio Burnier em parceria com o ator Carlos Simioni, o LUME Teatro, núcleo de pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, tornou-se referência mundial em pesquisas na arte do ator.
Ao longo de 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém dezesseis em repertório. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.
E no mês de maio o grupo desembarca em São Paulo no projeto Teatro na Mario da Biblioteca Mario de Andrade, com duas pecas do repertório e uma demonstração Técnica com o Ator Fundador Carlos Simioni.



04/05/2015 - 19h30 - O Não-Lugar de Ágada Tchainik (30 anos do Lume teatro)
Sinopse:
Presa entre desastres, onde a sobrevivência é tudo, e cada próximo passo é uma decisão agonizante a ser – ou não ser – tomada, Ágada Tchainik aparece, convidando o público a segui- la, junto com seus “companheiros de estimação”, em sua viagem. Compulsiva, à beira de um ataque de nervos, com sua fala errante, ela torna o público seu grande parceiro, com quem interage, ora convocando sua ajuda, ora implicando com algum espectador, ora provocando, rindo, brigando. Conforme ela caminha por sua própria mente confusa, passeando por assuntos diversos, que vão desde lavar pratos até problemas diplomáticos, o drama de sua alma, ridícula e dolorosamente, se revela.
O espetáculo estreou em julho de 2004, dirigido pela canadense Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre em Toronto e conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do clown sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.


Ficha Técnica:
Direção: Sue Morrison
Elenco: Naomi Silman
Realização: Lume Teatro
Tempo de Duração: 80 min.
Indicação Etária: 12 anos


__________________________________________


11/05/2015 - 19h30 - Prisão para a Liberdade (30 anos do Lume teatro)
DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA DO TRABALHO DE CARLOS SIMIONI, LUME TEATRO
Sinopse:
A demonstração técnica aborda a trajetória do ator fundador do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp.
Demonstra o percurso de 30 anos das pesquisas do ator junto ao LUME. Carlos Simioni começa a demonstração abordando o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas.
Em um segundo momento, Simioni mostra ao público a prisão em que a técnica pode colocar o ator e a impossibilidade de se livrar da técnica e a descoberta desta como trampolim para a transcendência de seu trabalho, chegando ao período de hoje, quando suas pesquisas levam o ator para outro plano de representação e de comunhão com o espectador.
Após a demonstração, o ator responderá a perguntas e dúvidas do público.


__________________________________________


18/05/2015 - 19h30 - Cnossos (30 anos do Lume teatro)
Sinopse:
Inspirado em fragmentos de Jorge Luis Borges, Lautréamont, Franz Kafka e Mário Quintana, um único ator em cena dança num fluxo constante, esbarrando em imagens, lugares, pessoas esquecidas e pálidas sensações que emergem das profundezas da memória. A ausência da palavra é parte integral da obra, abrindo outros canais de interação com o público. Um poema perturbador sobre a solidão, os sonhos e os pesadelos que povoam nossa alma.
Criado em 1995, o espetáculo estreou no Festival Internacional de Butoh e Teatro-Pesquisa em São Paulo e Brasília, e já se apresentou em diversas cidades do Brasil e ainda no Edinburgh Fringe Festival (Escócia), na Inglaterra, França, Finlândia, Nicarágua, Israel e Portugal.


Ficha Técnica:
Criação: Ricardo Puccetti e Luís Otávio Burnier
Atuação: Ricardo Puccetti
Direção: Luís Otávio Burnier
Realização: Lume Teatro
Indicação Etária: 12 anos

Obs.: No dia 25/05 não haverá programação.